ANESP 35 anos: perseguição e retomada da carreira marcam anos 90; assista
A ANESP completou 35 anos no último 10 de maio. São mais de três décadas de representação da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), sempre pautada pela defesa da democracia, da efetivação de direitos à população e de uma gestão eficiente das políticas públicas.
Para celebrar a data, a ANESP preparou uma série de vídeos com depoimentos de EPPGGs que participaram de diferentes momentos do processo de consolidação da carreira e da própria associação. São histórias narradas em primeira pessoa por Francisco Gaetani, Regina Luna, Trajano Simões, Letícia Bartholo, Paulo Kliass e Elizabeth Hernandes.
Neste segundo episódio da série, o foco é a década de 1990. Nessa fase, a carreira de EPPGG foi marcada por uma série de desafios, com avanços e recuos. Primeiro, com a extinção da carreira em 1991, no governo do presidente Fernando Collor de Mello, revertida com a sua recriação por meio da edição da Lei 8.460, de 17 de setembro de 1992. Depois, com a eleição presidencial de 1994 e o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, coordenado pelo ministro Bresser Pereira, a carreira volta a ser considerada estratégica no âmbito federal e os concursos para EPPGG são reativados.
Convidamos você para assistir esse 2º episódio, que conta com a perspectiva Regina Luna, EPPGG desde 1996 (2ª turma) e ex-presidenta da ANESP.