UnB abre pré-inscrição para o curso de Especialização em Ciência de Dados Aplicada a Políticas Públicas

Clique para ampliar

Está aberto o período de pré-inscrição para o I Curso de Especialização em Ciência de Dados Aplicada a Políticas Públicas ministrado pelo Centro de Estudos Avançados de Governo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília (CEAG/FACE/UnB).

Confira abaixo as informações do curso conforme divulgadas pela UnB:

I Curso de Especialização em Ciência de Dados Aplicada às Políticas Públicas (I CDPOL)

OBJETIVOS:

Os principais objetivos do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG) ao promover o I Curso de Especialização em Ciência de Dados Aplicada às Políticas Públicas – I CDPOL são:

1. Formar recursos humanos capazes de lidar e compreender os desafios que o Estado Contemporâneo enfrenta na formulação, implementação e avaliação das políticas governamentais;

2. Incentivar a formação e o desenvolvimento de uma perspectiva integrada da Ciência de Dados com o campo da Análise de Políticas Públicas;

3. Promover a cidadania e os valores democráticos entre aqueles responsáveis pela formulação, implementação e avaliação da política públicas;

4. Contribuir para a formulação de propostas que levem a uma melhoria no funcionamento das organizações governamentais, à implementação mais eficaz de políticas públicas, e a um controle orçamentário e financeiro mais transparente e melhor estruturado;

5. Estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre os aspectos conceituais e empíricos dos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas e programas governamentais, mediante a utilização de técnicas e instrumentos provenientes da Ciência de Dados;

6. Estabelecer um processo de integração e diálogo, mediante geração de externalidades e complementaridades entre as atividades de ensino e pesquisa realizadas no âmbito do CDPOL e as demais atividades acadêmicas vinculadas aos campos das Políticas Públicas e da Ciência de Dados sendo desenvolvidas na UnB;

ESTRUTURA DO CURSO

Conforme as normas que regem os cursos de especialização, o I CDPOL totalizará 360 horas de aulas e atividades didáticas. O aluno cursará 11 (onze) disciplinas regulares e elaborará 1 (um) Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

  Fundamentos de Análise de Políticas Públicas e Processo Decisório

 Políticas Públicas no Brasil

 Introdução à Ciência de Dados

 Novos Desafios na Aplicação de Ciência de Dados às Políticas Públicas

 Estatística Aplicada às Ciências de Dados (com Análise Exploratória)

 Tratamento e Integração de Dados

 Ciência de Dados 1 – Fundamentos de Aprendizagem de Máquina

 Ciência de Dados 2 – Tópicos Especiais de Aprendizagem de Máquina

 Seminário de Pesquisa em Ciência de Dados Aplicada 1

 Seminário de Pesquisa em Ciência de dados Aplicada 2

A dinâmica do I Curso de Especialização em Ciência de Dados Aplicada às Políticas Públicas está baseada em diferentes componentes, tais como:

 Aulas expositivas, exercícios e seminários ministrados por professores da UnB e professores convidados, versando sobre os principais aspectos teóricos, metodológicos e empíricos da análise de políticas públicas e da ciência de dados.  Uma série de palestras, visitas e workshops, sobre diversos temas pertinentes às políticas públicas e à ciência de dados, e

 Participação em um grupo de trabalho, organizado como o Seminário de Pesquisa em Ciência de Dados Aplicada e que objetiva estimular a pesquisa aplicada voltada para desenvolver soluções para os problemas enfrentados na formação, implementação e avaliação de políticas públicas mediante a aplicação de técnicas de Ciência de Dados.

 Desenvolvimento de TCC (Trabalho de Conclusão do Curso), sob a orientação direta do corpo docente do curso, que focalizará aspectos específicos da aplicação das Ciência de Dados a questões de políticas públicas no Brasil e no exterior.

EMENTA DAS DISCIPLINAS

Fundamentos de Análise de Políticas Públicas e Processo Decisório - (30 horas)

O primeiro módulo dessa disciplina proporcionará uma introdução à análise de políticas públicas. A origem e evolução do conceito de políticas públicas. Quem faz políticas públicas? Onde são feitas as políticas públicas? Como se fazem as políticas públicas? Para quem se faz políticas públicas? Tipologias de políticas públicas. Variedades de abordagens e modelos analíticos usados na análise dos processos de formação, implementação e avaliação de políticas públicas. O segundo módulo focalizará aspectos sobre o processo de decisão nas organizações públicas. Racionalidade e processo decisório. Introdução a probabilidade e decisão em contexto de risco. Árvores de decisão. Racionalidade estratégica e princípios de teoria dos jogos. A abordagem da racionalidade limitada. Principais métodos de apoio à tomada de decisão: Análise Envoltória de Dados e Análise Multicritério.

Políticas Públicas no Brasil - (30 horas)

O primeiro módulo da disciplina fará uma revisão das bases institucionais das políticas públicas no Brasil, com ênfase em elementos do direito constitucional, administrativo e financeiro. Papel dos 3 poderes e do Ministério Público, a importância das agencias regulatórias e a estrutura e funcionamento do federalismo brasileiro. O segundo módulo será dedicado ao estudo do financiamento das políticas públicas no Brasil, proporcionando uma perspectiva da atual estrutura tributária e do processo orçamentário, com ênfase nos seus principais instrumentos, nas fases de programação e execução da despesa, no papel dos órgãos de controle e nos desafios para promoção da sustentabilidade fiscal no Brasil.

Introdução à Ciência de Dados Aplicada - (30 horas)

O conceito de Ciência de Dados. Diferentes tipos de bases de dados. Bases fundamentais da Ciência de Dados. Conceitos básicos de aprendizagem de máquina (machinelearning) e mineração de dados. O papel da Ciência de Dados no aperfeiçoamento das políticas públicas. Exemplos e casos de aplicação de Ciências de Dados nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

Novos Desafios na Aplicação de Ciência de Dados às Políticas Públicas - (30 horas)

Série de seminários e workshops em que especialistas de diversas áreas apresentam suas experiência e anáises sobre as políticas públicas. Serão convidados palestrantes de vários 4 departamentos da UnB, assim como outros vinculados a outras instituições de ensino e pesquisa.

Métodos Computacionais Aplicados - (30 horas)

Fórmulas e variáveis, tipos numéricos, laços e listas, dicionários, cadeias, estruturas de controle, arrays, vetores, matrizes, gráficos, indexação, dataframes, leitura e gravação de tabelas, fusão de tabelas, limpeza de dados, geradores aleatórios, medidas estatísticas, distribuições de probabilidade, teste de hipóteses, regressão linear e sistemas lineares.

Estatística Aplicada às Ciências de Dados (com Análise Exploratória) - (30 horas)

Análise Descritiva. Distribuições de Probabilidades discretas e contínuas. Esperança e Variância. Lei dos Grandes Números e Teorema do Limite Central. Análise Inferencial. Intervalos de confiança. Testes de Hipótese. Correlação. Métodos de amostragem. Visualizações para cada tipo de dado. Tipos de gráficos. Boas práticas em construção de figuras. Gráficos expositivos. Criação de gráficos para apresentar resultados Tratamento e Integração de Dados Tratamento de valores faltantes. Integração de fontes de dados. Ajuste de dados semiestruturados. Padronização de dados não-estruturados. Validação de qualidade de dados.

Ciência de Dados 1 - (45 horas)

– Fundamentos de Aprendizagem de Máquina Modelos Lineares Generalizados e extensões. Regularização. Ridge e Lasso. Problemas e soluções de dados. Classficação. Clusterização. Regras de associação. Sistemas de recomendação. Detecção de anomalias. Otimização. Métodos de comparação e seleção de modelos.

Ciência de Dados 2 - (45 horas)

– Tópicos Especiais de Aprendizagem de Máquina Mineração de texto. Análise de Sentimento. Modelagem de Tópicos. Redução de Dimensionalidade. Análise de Componentes Principais. Engenharia de atributos. Ensembles: Bagging, Boosting e Stacking. Tópicos especiais. Aprendizagem por reforço, visão computacional, entendimento de linguagem natural

Seminário de Pesquisa em Ciência de Dados Aplicada 1 e 2 Palestras e estudo dirigido em grupo coordenado por professores do programa visando a elaboração de pesquisa aplicada que subsidiará o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso). Os temas das pesquisas a serem desenvolvidas versarão sobre aplicação de Ciências de Dados à problemas de políticas públicas relacionados as áreas de atuação profissional de cada aluno. Os grupos se reunirão periodicamente para discutir textos e trabalhos relacionados ao tema que estão pesquisando. Ao final do segundo período do Seminário deverá ser apresentada a versão final do TCC.

Inscrição
Contato: pos.dados.ceag@gmail.com
Valor do investimento: 18x 687,00
Previsão de Início - 22/10/2018