EPPGGs são nomeados Secretários, Subsecretário e Diretores nos Ministério da Economia e Desenvolvimento Regional ao longo da semana

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

A Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) passa a ter dentre seus membros mais três Secretários, um Subsecretário e quatro Diretores. Esse é o resultado das nomeações dessa semana. Os indicados atuarão em sua maioria no Ministério da Economia, sendo apenas um para o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os novos Secretários são Erivaldo Gomes, Igor Calvet e Bruno Dalcolmo, que atuarão com DAS 6 no Ministério da Economia, respectivamente, como: Secretário de Assuntos Econômicos Internacionais da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; Secretário Especial Adjunto da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade; e Secretário do Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Rogério Nagamine, com DAS 5, foi nomeado Subsecretário do Regime Geral de Previdência Social da Secretaria de Previdência.

Ludmila Vidigal e Fernando Alcaraz atuarão na Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia como: Diretora do Departamento de Financiamento ao Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior; e Diretor do Departamento de Estratégia Comercial da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior. Já Ricardo Faria, passa a ser o Diretor do Departamento de Governança e Avaliação de Estatais da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do mesmo Ministério. Por sua vez, João Mendes Neto atuará como Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Perfis

Bruno Silva Dalcolmo, da 8ª Turma, exercerá o cargo de Secretário do Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, código DAS 101.6. É graduação em Relações Internacionais (UnB), possui Mestrado em International Political Economy pela London School of Economics. Atualmente é gestor de políticas públicas do Ministério da Fazenda. Tem experiência na área de Regulação Econômica, com ênfase no setor de aviação civil.

Erivaldo Alfredo Gomes, da 4ª Turma, exercerá o cargo de Secretário de Assuntos Econômicos Internacionais da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, código DAS 101.6. Graduado em Relações Internacionais (UnB), com MBA em Comércio Exterior e Câmbio (FGV), é ainda pós-graduado em Relações Internacionais (UnB) e em Políticas Econômicas (Minerva Program, GWU). Foi subsecretário de Instituições Econômico-Financeiras e Cooperação Internacional na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, atuando no relacionamento com o G20, FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial, NDB (Novo Banco de Desenvolvimento) e OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Igor Nogueira Calvet exercerá o cargo de Secretário Especial Adjunto da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, código DAS 101.6. Possui graduação em Relações Internacionais e Mestrado em Ciência Política, ambos pela Universidade de Brasília.

Rogério Nagamine Constanzi, da 5ª Turma, exercerá o cargo de Subsecretário do Regime Geral de Previdência Social da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, código DAS 101.5. Mestre  em Economia (USP), possui experiência como Diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Assessor Especial do Ministro e Coordenador-Geral de Estudos Previdenciário no Ministério da Previdência Social. No Ministério do Trabalho e Emprego foi Assessor Especial do ministro e  Coordenador-­Geral  de Emprego e Renda. No Ministério do Desenvolvimento  Social atuou como Coordenador-­Geral de Acompanhamento e Qualificação do Cadastro  Único.

Ludmila Vidigal Silva, da 7ª Turma, exercerá o cargo de Diretora do Departamento de Financiamento ao Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, código DAS 101.5. Possui graduação em Ciências Econômicas (UnB) e Mestrado em MSC Development Studies - University of London, The London School of Economics and Political Sciences. Possui experiência como Coordenadora-Geral de Políticas para Instituições Internacionais da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e na área de Economia, com ênfase em Financiamento Internacional para o Desenvolvimento.

Fernando Coppe Alcaraz, da 6ª Turma, exercerá o cargo de Diretor do Departamento de Estratégia Comercial da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, código DAS 101.5. Administrador de Empresas (USP), é Mestre em Direito Internacional e Economia pela Universidade de Berna.  No Ministério da Fazenda atuou na Secretaria de Política Econômica, foi Coordenador Geral de Políticas Comerciais e Coordenador-Geral de Integração Comercial e Subsecretario de Integração Regional e Comércio Exterior da Secretaria de Assuntos Internacionais.

Ricardo Moura de Araújo Faria, da 10ª Turma, exercerá o cargo de Diretor do Departamento de Governança e Avaliação de Estatais da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, código DAS 101.5. Mestre em Economia do Setor Público e graduado em Comunicação Social (UnB), possui pós-graduação em Gestão Empresarial (IAG/PUC-Rio) e em Direito da Concorrência (FGV/Law) e especialização em Política Regulatória (George Washington University). Atuou na Câmara dos Deputados como assessor parlamentar.

João Mendes da Rocha Neto, da 3ª Turma, exercerá o cargo de Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, código DAS 101.5. Possui graduação em Geografia, Mestrado em Administração e Doutorado em Administração Pública (UFRN). Concluiu o estágio pós doutoral junto ao Centro de Estudos em Gestão e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra em 2014. Possui experiência na área de relações federativas, capacidades institucionais, gestão municipal, coordenação e fragmentação de políticas públicas, crescimento urbano e regional, desenvolvimento regional, transportes, turismo e ordenamento do território.