Dirigente da ANESP dá dicas de gestão de carreira em entrevista; confira

O EPPGG Leonardo Prudente, membro da Diretoria da ANESP, foi o entrevistado do canal “ADM Entrevista” do Conselho Federal de Administração. A pauta da conversa foi gestão de carreira, ou seja, a trajetória da vida profissional de cada um e como se pode, por meio do estabelecimento de estratégias, metas e prazos, se reposicionar no mercado de trabalho. A gestão de oferta e demanda observando as mudanças tecnológicas e de comportamento do mercado são fundamentais para essa movimentação.

Leonardo chama a atenção que os meses de dezembro e janeiro oferecem boas oportunidades para recolocação no mercado de trabalho, por ser um período em que as empresas já fizeram seus planejamentos e estão buscando novos profissionais. Além disso, há baixa demanda por parte desses, dando uma sensação de que as festas e férias esfriam o mercado, quando na verdade é o oposto.

Atualmente, de 20% a 25% das vagas são preenchidas por meio de processos seletivos, fazendo com que a porta larga para as inserções seja mesmo o relacionamento e o networking. A tecnologia é uma aliada na gestão de carreira, com o uso de aplicativos para monitoramento em tempo real de vagas e novas oportunidades de trabalho e de qualificação profissional. O setor público também requer ações dirigidas para a gestão de carreira de seus servidores por meio das escolas de governo, planos de cargos e salários, entre outras formas.

Confira a entrevista