Anesp participa de debate na UnB sobre gestão de políticas públicas

A mesa-redonda “Futuros em gestão de políticas públicas”, realizada na Universidade de Brasília (UnB), na noite de quarta-feira, 11 de março, teve participação da ANESP, sendo representada pelo diretor Leonardo Prudente. O evento fez parte da X Semana da Caloura e foi organizado pela Publicae Consultoria Júnior em Políticas Públicas e Gestão Governamental. 

Prudente compartilhou o histórico de criação da carreira de EPPGG, que completa 30 anos em 2020, e discorreu sobre a importância da profissionalização da gestão de políticas públicas para o desenvolvimento do país. Sobre perspectivas, indicou como oportunidade para os futuros profissionais da área, a estruturação da carreira de EPPGGs nos estados e prefeituras de grandes cidades. Como riscos, abordou a não realização de concursos para a carreira no governo federal; o achismo de que a gestão de políticas públicas não é um campo de atuação específico e que qualquer um está habilitado a fazê-la; e a PEC 186, que pretende introduzir a possibilidade de redução compulsória de até 25% na oferta de serviços públicos.

“A nossa presença nesse tipo de atividade faz parte dos esforços da ANESP em aumentar o diálogo com a academia e com novos públicos, buscando  dar mais visibilidade à Associação”, destacou Leonardo Prudente.

A mesa foi composta ainda pela professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da UnB, Fernanda Natasha Bravo Cruz, e pela Analista de Inovação, Ana Luísa Nogueira, que discorreram sobre oportunidades em Gestão de Políticas Públicas nos setores acadêmico e privado.