Vulnerabilidades das trabalhadoras domésticas na pandemia é o tema abordado em NT do Ipea

A Nota Técnica nº 75, publicada pela Diretoria de Estudos de Políticas Sociais do Ipea, aborda o tema “Vulnerabilidades das Trabalhadoras Domésticas no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil”, e tem por autoras Luana Pinheiro, Marcia Vasconcelos e a EPPGG Carolina Tokarski.

No contexto da pandemia de coronavírus, a vulnerabilidade do trabalho doméstico se amplia e pode ser estendida a um cenário de, pelo menos, uma dupla vulnerabilidade. No texto encontra-se a caracterização do tipo de trabalho realizado por essas mulheres e nas condições em que este se realiza, que as expõe, de forma muito intensa, à circulação do vírus. A falta de proteção social e na impossibilidade dessas trabalhadoras de buscarem no Estado apoio, seja para reposição da renda, caso sejam demitidas (seguro-desemprego), seja no caso de ficarem doentes e precisarem se afastar do trabalho (auxílio-doença) também é diagnosticado pela nota.

São apresentadas, ainda, no texto sugestões de ações que podem ser adotadas para ampliar a proteção desse conjunto de mulheres que é responsável por prover serviços de cuidado não apenas a seus empregadores, mas também a suas famílias.