Caminhos da Inovação no Setor Público: publicação lançada pela Enap

Com o objetivo de auxiliar na compreensão das necessidades e barreiras a serem superadas no caminho da inovação governamental, a GNova, diretoria de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), lança a publicação “Caminhos da Inovação no Setor Público”.

Dividida em oito capítulos, a coletânea de artigos examina os vários caminhos para a inovação no setor público. A EPPGG Daniela Gomes Metello assina o artigo “Design sistêmico: a próxima fronteira do design em projetos de inovação no setor público” com Bruno Martins Rizardi. E Elisabete Ferrarezi, que integrou a carreira de EPPGG, publica o artigo “Avaliando experimentação no setor público: aprendizados de um laboratório de inovação brasileiro” junto com Isabella Brandalise e Joselene Lemos.

A publicação traz uma visão detalhada da forma como os governos se adaptam às mudanças e encontram novas formas de trabalho. Nos artigos, exemplos de projetos de inovação mostram como é possível criar novos modelos de gestão pública, como os governos podem desenvolver capacidades inovadoras efetivas, enfrentar os desafios de inovar com orçamentos limitados e como a colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil pode ajudar na promoção da inovação.

O material reunido fornece insights sobre o papel do design sistêmico, modelos jurídicos, seleção e gestão de pessoas, experimentação e empreendedorismo, monitoramento e avaliação na promoção de serviços públicos inovadores. A publicação está disponível para download no repositório da Enap.