Curso de políticas públicas para jornalistas é oferecido pela ANESP em parceria com ABRAJI
Em uma iniciativa inédita, a ANESP realiza curso de políticas públicas voltado para jornalistas em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). O curso será ministrado por EPPGGs ao longo do mês de outubro, com acesso gratuito e vagas limitadas.
O curso foi desenhado pelas duas instituições e busca preencher uma lacuna na capacitação de jornalistas para compreensão do ciclo das políticas públicas baseadas em evidências, desde seu desenho, passando pela implementação até a avaliação.
Nas aulas serão explicados conceitos-chave da governança pública, casos exemplares, órgãos responsáveis e indicadores essenciais para a avaliação das políticas públicas. A ideia é apresentar aos profissionais de comunicação a perspectiva de quem desenha e desenvolve as políticas públicas, buscando demonstrar a atuação dos servidores e órgãos do Estado enquanto fonte jornalística que deve prezar pela transparência e pela informação de qualidade à sociedade.
A ABRAJI tem longa tradição na oferta de cursos em diferentes temáticas para seus associados. Neste curso, ela fará a mobilização junto a jornalistas com interesse em editorias de políticas públicas e, ainda, fará a certificação da capacitação.
A grade do curso terá 8 (oito) aulas, sendo ministrado inteiramente na modalidade online. As aulas terão duração aproximada de uma hora e serão realizadas de forma síncrona. Serão enviados links exclusivos para os inscritos a partir do dia 04 de outubro.
Conheça as datas das aulas e o conteúdo programático:
AULA 1
04/10, 19h Introdução ao curso e às Políticas Públicas. Politics vs Policy
AULA 2
04/10, 20h Prólogo – indicadores e as variáveis relevantes
AULA 3
11/10, 19h Começando pelo Fim – qual o propósito?
AULA 4
11/10, 20h Mapeando os meios: relacionando Serviços Públicos existentes ou novos
AULA 5
18/10, 19h Desenhando e dimensionando a ação
AULA 6
18/10, 20h Implementando as Políticas Públicas
AULA 7
25/10, 19h Mapeando e dimensionando os insumos necessários
AULA 8
25/10, 20h Avaliação: Feedback e acompanhamento continuado
Docentes:
Celina Pereira
Doutoranda e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Desde 2008, integra a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atuou no Gabinete Presidencial, na Casa Civil da Presidência da República, nos Ministérios da Educação, da Justiça, da Economia, no Governo do Estado de Minas Gerais e na Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente, trabalha com políticas antitruste no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Viveu 3 anos na França para aprofundamento nos campos de Ciência Política, Gestão Pública e História, na Ecole Nationale d’Administration (ENA), na Sorbonne Université (Inter-Ages), na Ecole du Musée du Louvre e no Palais Royal. Em Paris, foi consultora da OCDE, na Diretoria de Gestão Pública.
Marcelo Gonçalves
Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Ciência Política pela Universidade de Brasília. É mestre em políticas públicas pela Universidade da Califórnia, San Diego (2018). E, atualmente, é doutorando em Políticas Públicas na Duke University. Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 2006. Já desempenhou diversas funções no governo federal, tendo ocupado cargos de assessoria e direção no Ministério do Trabalho, no antigo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Presidência da República), no Ministério de Direitos Humanos e no Ministério de Desenvolvimento Social, atual Ministério da Cidadania.
Pedro Pontual
Formado em Engenharia Elétrica pela UnB, especialista em Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável pela EPFL, mestre em Políticas Públicas pela Indiana University e mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Ingressou na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em 2006, tendo atuado na Secretaria Especial dos Direitos Humanos, na Comissão Nacional da Verdade, na Enap, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, onde monitorou os preparativos para as Olimpíadas Rio 2016 - Atualmente está em exercício Ministério da Economia trabalhando em gestão da informação.
Rafael Almeida
É especialista em políticas públicas formado pela Fundação João Pinheiro e ENAP. Tem experiência nas três esferas de governo e em organismos internacionais, tendo implementado projetos de larga escala no Sistema Único de Saúde, onde também trabalhou como gestor do SUS, em respostas a surtos epidêmicos, como os de Dengue e Zika. É mestre em administração pública pela Princeton University e está terminando o Doutorado em Saúde Pública na Harvard University.
Virgínia Bracarense Lopes
Especialista em Direito Público pela da PUC-MG (2015), bacharel em Direito pela UFMG (2007) e bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro do Estado de Minas Gerais (2005). Cursando o Master em Liderança e Gestão Pública, do CLP (turma 7). Ganhadora do Prêmio Espírito Público 2019 na categoria Gente, Gestão e Finanças Públicas. Servidora pública da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal. Atuou no Ministério da Economia, no projeto de criação e implantação da Central de Compras, unidade que dirigiu, desenvolveu e implantou projetos premiados e que se tornaram referência como Compra Direta de Passagens Aéreas, TáxiGov e Almoxarifado Virtual. Atualmente, é Superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, do Centro de Serviços Compartilhados, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Inscrições:
Os jornalistas interessados deverão se inscrever gratuitamente junto à ABRAJI até o dia 29 de setembro de 2021: abraji.org.br
Dias das aulas: 04, 11, 18 e 25 de outubro, sempre às 19h e às 20h.
Vagas limitadas!