Em coluna no Brasil Popular, EPPGG aborda financiamento de políticas públicas

A EPPGG Valéria Moraes publicou no jornal Brasil Popular a coluna intitulada “Como se paga a conta? Entendendo o financiamento das políticas públicas – Parte 1”. Os textos divulgados neste espaço buscam descomplicar o conceito de políticas públicas e trazer exemplos práticos para facilitar o entendimento amplo.

No texto, Valéria Moela explica a fonte dos recursos públicos nos diferentes níveis da federação e como eles podem ser aplicados: “Por exemplo, quando a gente compra qualquer coisa em uma loja, pagamos o ICMS, que é um imposto estadual. Ou seja, esse dinheiro vai para o governo do estado e ajuda a pagar por coisas como as escolas estaduais e a polícia. Outro exemplo é o IPTU, que é um imposto que pagamos sobre nossas casas ou apartamentos, e esse dinheiro vai para o governo da cidade, ou seja, a prefeitura. Com esse dinheiro, a prefeitura pode consertar ruas, cuidar dos parques e fazer outras coisas importantes para nossa comunidade.”

Em linguagem simples, a EPPGG esclarece que além de impostos e taxas, os governos também recebem dinheiro através de transferências. Isso quer dizer que dinheiro pode ser passado de um nível de governo para outro. Como o tema é complexo, ela promete aprofundar o tema em outras colunas.

Leia o texto completo.