Primeira reunião da Mesa de Negociação Específica do Ciclo de Gestão é realizada

Foto: Paulo Brunet/ANESP

Foi instalada na tarde desta terça-feira (28/5) a Mesa Específica e Temporária das carreiras do Ciclo de Gestão, as quais foram representadas por ANESP, AACE, ASSECOR, AFIPEA e UNACON. A realização do encontro fez parte do acordo firmado entre as entidades e o MGI, no âmbito da Campanha Salarial 2024, e contou com a condução do secretário do Trabalho e Serviço Público José Lopez Feijoó. A secretária-adjunta da SGP, Regina Camargos, também participou da reunião. Pela ANESP estiveram presentes a presidenta da Associação, Elizabeth Hernandes, e a vice-presidenta Ana Amélia da Silva.

“A reunião foi muito esperada pelas entidades, uma vez que as mesas específicas têm se mostrado mais eficientes no processo de negociação. Retomamos esse debate a partir da proposta unificada encaminhada ao MGI em 12 de janeiro, que previa equiparação da nossa tabela com a que foi aprovada pelo governo a delegados da PF”, afirmou Elizabeth Hernandes após a reunião.

Foto: Paulo Brunet/ANESP

Na ocasião, as entidades tiveram oportunidade de, entre outros pontos, defender o aumento para as carreiras do Ciclo de Gestão com base no que foi apresentado no ofício enviado pela ANESP e demais entidades signatárias em janeiro. Os representantes do MGI confirmaram o recebimento e se comprometeram a encontrar um ponto de acordo até o prazo combinado recentemente com as entidades - julho deste ano. Informaram ainda algumas questões que são tratadas como basilares para eles nessa negociação. Uma é o aumento do número de padrões nas tabelas salariais de todas as carreiras com as quais estão negociando. No caso do Ciclo de Gestão, de 13 para 20. Outra, é que não haverá negociação sobre pedidos de bônus ou remuneração por performance. 

O secretário Feijoó frisou ainda que não serão criadas, para as carreiras do Ciclo, mesas paralelas para negociações remuneratórias distintas e que a expectativa é de finalizar a negociação até julho, quando o governo deve encaminhar um Projeto de Lei ao Congresso Nacional. 

Os representantes do Ciclo de Gestão celebraram a instalação da mesa e aguardam apresentação de proposta. Para marcar posição, será realizado um breve ato unificado do grupo na próxima terça-feira (4/6), de 9h às 9h30, em frente ao Bloco K. A ANESP estará presente e convida associados e associadas à participação.